Neste ano, a tradicional Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, um dos maiores eventos religiosos do Brasil, será realizada em dois dias. A previsão é que ocorra entre 5 e 6 de novembro. A Arquidiocese de Santa Maria confirmou a novidade, mas detalhes relacionados à celebração assim como a programação ainda são discutidos e devem ser apresentados em breve.
A celebração será no primeiro domingo do mês de novembro. O motivo é a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), entre 11 e 15 de novembro, em Recife, que coincidiria com a data da Romaria.
O evento religioso será marcado, ainda, pelo retorno da procissão que costuma reunir dezenas de milhares de fiéis já que, em 2020 a romaria teve as celebrações realizadas de forma online e, no ano passado, a celebração foi parcialmente presencial, com carreata que acompanhou a imagem de Nossa Senhora Medianeira, além missas no Santuário.
Agora, o objetivo é valorizar o turismo religioso e a tradição da Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, considerada a segunda maior do Brasil, para atrair os turistas ao Coração do Rio Grande ao longo do fim de semana e não apenas no domingo.
Leia também:
Cassiano Cavalheiro: 79ª Romaria da Medianeira deverá ocorrer em dois dias com programação especialComitê pelo Meio Ambiente realiza segundo encontro com palestra nesta sexta-feiraProjeto da UFSM promove a escrita de cartas entre alunos e jovens privados de liberdade
Organizada pela Arquidiocese de Santa Maria, a 79ª Romaria tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo que, nesta edição, trabalha para incentivar o turismo religioso no município. Segundo a secretária responsável pela pasta, Ticiana Fontana, Santa Maria já é uma referência no assunto e a novidade na realização da Romaria vai contribuir:
– Temos conversado com a Arquidiocese, representada na figura do arcebispo Dom Leomar Brustolin, há algum tempo e toda a programação é pensada pela instituição religiosa com apoio da prefeitura. Recebemos essa inovação com muita alegria porque sabemos que a celebração movimenta mais de 200 mil pessoas que visitam a cidade. E, agora, poderão aproveitar ainda mais como turistas. Somos uma referência nesse assunto com locais como a própria Basílica, a Catedral, o Centro Cultural Mariano e o Santuário de Schoenstatt que reúne milhares de devotos durante o ano – comemora.
A novidade também foi bem recebida pela Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria e Região (AHTURR), que organiza planos especiais junto a hotéis e restaurantes da cidade. O presidente da associação, Emerson Nereu, ressalta a importância da Romaria para a cidade e a devoção dos romeiros de outras cidades que estão há dois anos sem participar da celebração.
– Sabemos que a Romaria atrai devotos até de fora do Rio Grande do Sul. Então, mesmo que ano passado tenha a participação de milhares de romeiros, a edição deste ano vai ser muito especial. Estamos bem otimistas e, além da questão dos pacotes promocionais, também pensamos no acolhimento dos romeiros que virão para participar dos dois dias. A ideia é que eles tenham uma experiência hospitaleira, de muita fé, para que venham cada vez mais aos espaços religiosos da cidade.
Em setembro, a Arquidiocese de Santa Maria divulgará a programação completa da 79ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, que terá uma abertura com um Simpósio de Mariologia, além de mudanças na trezena que ocorre tradicionalmente antes da Romaria em paróquias da cidade.
Leia todas as notícias
Leandra Cruber, [email protected]